APRENDER COM SUCESSO
Técnicas de Estudo - Motivação do Ensino - Aprendizagem - Gestão do tempo - Estudar - Como estudar um texto - Sublinhar, tirar apontamentos e fazer esquemas - Memorização - Trabalhos de Projecto - A Língua Falada e a Língua Escrita - Como preparar os testes de avaliação Inteligência Emocional - Quociente de inteligência e quociente emocional - O stress mata - O stress e a Inteligência Emocional - Escola Democrática - Teste o seu Quociente Emocional Dinâmica de grupo - Dinâmica de grupo - Dinâmica de grupo - Tentativa de contextualização - Os grupos - Redes de comunicação de grupo - A produção de grupo em relação à produção individual - Exercitar a evolução em grupo - Estrutura do grupo de trabalho - Liderança do grupo - O professor e o grupo - A Fechar - Bibliografia PREFÁCIO O Quê? Porquê? Para Quê? E (pretende ser) todo um manancial de dados que, acredito, possa ser de alguma utilidade na prática diária do aprendiz que quero continuar a ser. Partiu de uma reflexão enquanto docente, para passar a uma teorização que desejo possa abrir caminho a novas vertentes do meu estar profissional. Penso que o debate não se deve circunscrever ao limite reduzido do quotidiano, mas, publicando o texto, pode o mesmo ser mais facilmente objecto de troca, de reflexão, de mudança, talvez até de ruptura. Num tempo continuamente ultrapassado, o imobilismo é palavra proibida para quem quer continuar a interpretar o real. O estudo que apresento pretende ser o reflexo do meu sentir e pensar nas coordenadas de ensinar e de apreender. Mesmo sendo dura, a tarefa pode dar alegria, se não da meta, pelo menos da procura. Não serei, obviamente, juíza em causa própria, e por isso digo apenas: - Estou aqui.
Características | |
Ano de publicação | 2001 |
Autor | GONCALVES, MARIA ORTELINDA B. |
Biografia | Técnicas de Estudo - Motivação do Ensino - Aprendizagem - Gestão do tempo - Estudar - Como estudar um texto - Sublinhar, tirar apontamentos e fazer esquemas - Memorização - Trabalhos de Projecto - A Língua Falada e a Língua Escrita - Como preparar os testes de avaliação Inteligência Emocional - Quociente de inteligência e quociente emocional - O stress mata - O stress e a Inteligência Emocional - Escola Democrática - Teste o seu Quociente Emocional Dinâmica de grupo - Dinâmica de grupo - Dinâmica de grupo - Tentativa de contextualização - Os grupos - Redes de comunicação de grupo - A produção de grupo em relação à produção individual - Exercitar a evolução em grupo - Estrutura do grupo de trabalho - Liderança do grupo - O professor e o grupo - A Fechar - Bibliografia PREFÁCIO O Quê? Porquê? Para Quê? E (pretende ser) todo um manancial de dados que, acredito, possa ser de alguma utilidade na prática diária do aprendiz que quero continuar a ser. Partiu de uma reflexão enquanto docente, para passar a uma teorização que desejo possa abrir caminho a novas vertentes do meu estar profissional. Penso que o debate não se deve circunscrever ao limite reduzido do quotidiano, mas, publicando o texto, pode o mesmo ser mais facilmente objecto de troca, de reflexão, de mudança, talvez até de ruptura. Num tempo continuamente ultrapassado, o imobilismo é palavra proibida para quem quer continuar a interpretar o real. O estudo que apresento pretende ser o reflexo do meu sentir e pensar nas coordenadas de ensinar e de apreender. Mesmo sendo dura, a tarefa pode dar alegria, se não da meta, pelo menos da procura. Não serei, obviamente, juíza em causa própria, e por isso digo apenas: - Estou aqui. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | ALMEDINA |
ISBN | 9789724015804 |
Lançamento | 01/01/2001 |
Largura | 16 |
Páginas | 139 |